terça-feira, 3 de abril de 2018

CICLO 2018



Estudos sobre a constituição do sujeito pensar com Márcio Fonseca

Descrever os modos como o filósofo Michel Foucault interrogou os processos de subjetivação em diferentes momentos foi um dos desafios de Márcio Alves da Fonseca no livro Michel Foucault e a constituição do sujeito.

A exposição precisa acerca de uma problematização que se fez presente em diferentes obras foucaultianas foi determinante para a escolha desse livro como mediador no questionamento geral sobre como alguém se torna aquilo que é. Afinal, o que estamos fazendo de nós mesmos?

Pensar com Márcio Fonseca implica colocá-lo em diálogo com outras perspectivas sobre como conceitos foucaultianos poderiam funcionar em diferentes pesquisas e produções academicas.

O ciclo de discussões Estudos sobre a constituição do sujeito - pensar com Márcio Fonseca proposto pelo grupo de pesquisa Limiar para o primeiro semestre deste ano pretende percorrer os apontamentos de Márcio Fonseca e debater tais sistematizações.

Este ciclo de estudos sucede uma sequência de leituras e discussões da obra A hermenêutica do sujeito, coordenada pela professora Cristina Batista Araújo ao longo de 2017.

Os encontros são abertos à comunidade acadêmica e acontecem quinzenalmente às terças-feiras entre 16h30 e 18h30 na sala 125, Bloco 44, Quadra 23, em frente ao Cinema I da unidade Barra do Garças do campus do Araguaia.

O primeiro encontro acontece dia 10 de abril e as datas dos demais debates já estão disponíveis no cronograma, bem como as referências para leitura e participação.