CIÊNCIA E COMUNICAÇÃO: DISPOSITIVOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA TECNOCIÊNCIA
Coordenação: Dr. Deyvisson Pereira da Costa
Este projeto visa investigar as relações entre Comunicação, Ciência e
Sociedade que se manifestam nos processos de divulgação e percepção da
ciência por interlocutores diversos, especialmente no âmbito das mídias
digitais. Para tanto, pretende-se analisar os discursos da tecnociência -
compreendida como o resultado da interação entre Capitalismo, Ciência e
Tecnologia - a partir do mapeamento, descrição e análise de
dispositivos comunicacionais que abrigam práticas de divulgação bem como
dos enunciados produzidos pelos interlocutores e registrados nos canais
previstos pelos dispositivos digitais de comunicação. Acredita-se que
tal investigação possa auxiliar na compreensão comunicacional da
produção, circulação e consumo do conhecimento científico no Brasil..
SUBJETIVAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS: POR UMA ÉTICA DO CUIDADO DE SI
Coordenação: Dr.a. Cristina Batista de Araújo
A partir dos resultados da pesquisa (CAP 104/2016) O JOVEM DA EDUCAÇÃO
BÁSICA: UM NOVO MODO DE CONSUMIR CONTEÚDO, em que discutiu sobre a
mudança de comportamento mediante o uso das tecnologias digitais, foi
possível compreender que abordar o digital na atualidade demanda uma
concepção que não o tome apenas como oposto ao off-line, uma vez que
esses dois planos estão imbricados. Todavia, o universo online apresenta
características específicas, a partir de um modo de funcionamento
discursivo próprio desse ambiente, que se dá por meio de recursos que
permitem ações como: curtir, comentar, compartilhar, convidar alguém
para ser amigo em uma rede social digital, entre outras ações que só
fazem sentido nesse lugar. O ambiente digital produziu uma mudança
comunicacional no mundo, nas relações históricas, sociais e ideológicas,
na constituição dos sujeitos e dos sentidos, assim como na forma dos
relacionamentos, do trabalho, da mobilidade, dos encontros, e até mesmo
do fazer científico, do qual faz parte a maneira de sua produção e seus
meios de circulação. Em cada uma dessas esferas de atividade humana,
modificadas por essa estética de comunicação, há desdobramentos para
outros lugares de significação, que produzem novos sentidos no jogo
entre o mesmo e o diferente. Muito se questiona sobre a qualidade do
material produzido no ambiente digital como contribuição cultural,
educacional e de interesse público, mas quando essa geração publica seus
conteúdos está explicitando um campo de produção de subjetividades que,
associado à esfera sociohistórica, organizam ao que se pode chamar, em
sentido amplo, de formas de existência relativas ao dever, à ética e à
moral. Portanto, é preciso compreender que, no processo social de
significação, a relação da língua com a história, e da memória
discursiva e seus efeitos na constituição do sujeito, nos convocam a
refletir sobre os desdobramentos epistemológicos do campo da Análise de
Discurso. Convoca, ainda, a necessidade de discutir as possibilidades de
trabalho com as materialidades digitais, percebendo, assim, a
subjetivação nas mídias sociais, a partir de corpus e temas diversos,
que traz ao campo científico as mais contemporâneas experiências da
relação ética do sujeito consigo mesmo e com o tempo presente..