terça-feira, 1 de março de 2011

Paul Veyne apresenta obra e vida de Michel Foucault


Michel Foucault, seu pensamento, sua pessoa. Este é livro de Paul Veyne que acaba de chegar às livrarias com a recente tradução pela editora Civilização Brasileira. A obra expõe os diferentes conceitos foucaultianos - episteme, dispositivo, discurso, saber e poder. Trata-se de uma publicação que já circulava entre os pesquisadores brasileiros desde 2008, em sua versão francesa.

Para Paul Veyne, a originalidade da busca foucaultiana está em trabalhar a verdade no tempo. "Para começar, podemos ilustrar isso de maneira completamente ingênua: por trás da obra de Foucault esconde-se um não dito truístico e esmagador: o passado antigo e recente da humanidade não passa de um vasto cemitério de grandes verdades mortas", diz o autor.

Na ocasião da publicação do texto francês em 2008, Jean-Baptiste Marongiu comentou a relação próxima entre os dois pensadores. "Sem dúvida aqueles dois se amaram. Mas nada os predispunha a isso. Nem a origem social, nem as inclinações sexuais, nem a personalidade. Sua abertura de espírito de provincianos sedentos do vasto mundo e de reconhecimento mundano teve grande influência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário