quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Grupo Limiar debate A Ordem do Discurso


A aula inaugural proferida por Michel Foucault durante sua posse no Collège de France em 1970 e publicada no Brasil sob o título de A Ordem do Discurso será discutida a partir de 4 de setembro nas reuniões de estudo do grupo Limiar.

Todos os interessados podem participar dos encontros públicos e dos debates que acontecem às terças-feiras entre 16h30 e 18h30 na sala 125 na unidade Barra do Garças da UFMT.

Controles discursivos
A Ordem do Discurso pode ser considerado um texto intermediário entre as obras anteriores, centradas na discussão das condições de possibilidade das Ciências Humanas  - O Nascimento da Clínica, A História da Loucura, As Palavras e as Coisas e A Arqueologia do Saber - e as pesquisas seguintes, pautadas na investigação das relações de poder - Vigiar e Punir e A Vontade de Saber. Trata-se de um ponto de passagem entre as fases arqueológica e genealógica do pensamento foucaultiano.

A hipótese de Foucault exposta em sua aula inaugural sugere que em toda sociedade a produção discursiva e controlada com objetivo de retirar dos discursos os poderes e perigos, diminuir a força dos eventos incontroláveis e esconder as reais forças que materializam a constituição social. Os procedimentos externos e internos de controle do discurso, bem como o método de trabalho utilizado por Foucault, compõem o livro A ordem do Discurso.

O livro está disponível neste link, bem como um fichamento e esquema

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Grupo Limiar lança site




O grupo de pesquisa Limiar inaugura site institucional da equipe. A homepage grupolimiar.net  busca melhor organizar as informações sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos membros do coletivo.

No endereço eletrônico os visitantes podem acessar os projetos de pesquisa em andamento, bem como as publicações de pesquisadores, professores e estudantes vinculados ao grupo Limiar. Também estão disponíveis os calendários de reuniões de estudos e eventos, ambos públicos e abertos à comunidade.

Para o pesquisador e líder do Limiar, Deyvisson Costa, o novo veículo de comunicação representa um  importante passo na consolidação do grupo dentro e fora da universidade. "Significa que alcançamos enquanto grupo não apenas maturidade acadêmica, mas também uma capacidade estratégica para agirmos institucionalmente na produção e na divulgação do conhecimento", comenta.

Segundo a pesquisadora e também líder Cristina Araújo, o lançamento do site e outras ações previstas para os próximos meses integram um conjunto de meios que reforçam uma perspectiva discursiva que considera saberes, poderes e subjetividades em investigações acerca das interfaces entre linguagens e mídias.