quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Grupo Limiar debate A Ordem do Discurso


A aula inaugural proferida por Michel Foucault durante sua posse no Collège de France em 1970 e publicada no Brasil sob o título de A Ordem do Discurso será discutida a partir de 4 de setembro nas reuniões de estudo do grupo Limiar.

Todos os interessados podem participar dos encontros públicos e dos debates que acontecem às terças-feiras entre 16h30 e 18h30 na sala 125 na unidade Barra do Garças da UFMT.

Controles discursivos
A Ordem do Discurso pode ser considerado um texto intermediário entre as obras anteriores, centradas na discussão das condições de possibilidade das Ciências Humanas  - O Nascimento da Clínica, A História da Loucura, As Palavras e as Coisas e A Arqueologia do Saber - e as pesquisas seguintes, pautadas na investigação das relações de poder - Vigiar e Punir e A Vontade de Saber. Trata-se de um ponto de passagem entre as fases arqueológica e genealógica do pensamento foucaultiano.

A hipótese de Foucault exposta em sua aula inaugural sugere que em toda sociedade a produção discursiva e controlada com objetivo de retirar dos discursos os poderes e perigos, diminuir a força dos eventos incontroláveis e esconder as reais forças que materializam a constituição social. Os procedimentos externos e internos de controle do discurso, bem como o método de trabalho utilizado por Foucault, compõem o livro A ordem do Discurso.

O livro está disponível neste link, bem como um fichamento e esquema

Nenhum comentário:

Postar um comentário